Quando se fala em métodos ágeis duas palavrinhas sempre aparecem: iterativo e incremental. Trabalhar de forma iterativa e incremental é um dos principais diferenciais dos projetos construídos de forma ágil para os projetos tradicionais.
Iterativo
Construir um projeto de forma iterativa significa construí-lo a partir de iterações ou ciclos. A cada iteração realiza-se pequenas entregas para validação de ideias e obtenção de feedbacks. Assim, é possível saber se está indo na direção certa.
Incremental
Significa construir um projeto de Comunicação a partir de incrementos. A cada iteração ou ciclo e trabalho entrega-se algo que gera valor ao consumidor/cliente. Não se espera um produto estar completamente finalizado para entrega-lo.
Por que trabalhar de forma incremental e iterativa?
No modo tradicional, o produto ou projeto de Comunicação desenvolvido só é entregue ao cliente/consumidor depois que está completamente finalizado.
Mas essa forma mais ágil de trabalhar, por iterações e incrementos, é muito mais adequada a um mundo que está em constante transformações, cheio de incertezas e demandas urgentes.
Ao colocar o seu consumidor em contato com o seu produto/projeto o mais rápido possível você tem a oportunidade de acertar a rota e fazer as modificações necessárias antes de entregar o projeto finalizado.
Além disso, você já entrega algo de valor ao consumidor de forma mais rápida.
Isso garante muito mais eficácia ao seu trabalho, evitando o retrabalho e o desperdício de tempo, energia e dinheiro.