Formação Professional Agile Marketing:
Para quem é a formação?
- Profissionais de Marketing que desejam impulsionar a sua carreira com a agilidade, sendo mais requisitados pelo mercado.
- Gerentes e líderes de Marketing que querem ter equipes de alta performance, com processos otimizados, entregas mais frequentes e assertivas de valor aos clientes e resultados exponenciais.
- Scrum Masters e Agile Coaches que precisam implementar a agilidade no contexto das equipes de Marketing.
O programa de Formação e Certificação em Agile Marketing é destinado a profissionais da área de Marketing interessados em adquirir os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para aplicar a agilidade em equipes e organizações do setor.
A trilha promove a alta capacitação de profissionais para atuarem como agentes de implementação e sustentação da filosofia Lean-Agile em equipes, agências e organizações de Marketing, com ênfase na rápida adaptação a mudanças, na geração de resultados exponenciais e na melhoria contínua.
A formação Professional Agile Marketing Certified é voltada para profissionais que atuam nas áreas de Comunicação e Marketing, E-commerce, E-mail Marketing e CRM, Branding, Inbound Marketing, Endomarketing, Marketing Corporativo e Institucional e Agências de Publicidade, tais como redatores, designers, social media, analistas, líderes e gerentes de marketing, publicitários, estrategistas de conteúdo, dentre outros.
Além disso, a formação também busca capacitar Scrum Masters e Agile Coaches que procuram ajudar a implementar a agilidade no contexto das equipes de Marketing.
Sobre a formação Professional Agile Marketing Certified
A formação em Agile Marketing do AIB Institute traz uma experiência única sobre a aplicação da agilidade no Marketing, unindo teoria e prática e o compartilhamento de vivência no mercado.
A trilha foi elaborada para atender aos profissionais de Marketing que encontram dificuldades em aplicar em suas rotinas de trabalho os métodos ágeis criados para a área de TI e para a realidade de desenvolvimento de produtos.
Criada por quem está no mercado e entende as especificidades da área de Marketing, a formação PAM vai te capacitar a desenvolver uma gestão ágil adaptada às necessidades da área de serviços.
Com estudos de casos em Marketing, exercícios práticos e a aplicação na rotina estratégica, tática e operacional da área criativa, a formação Profissional Agile Marketing traz o passo a passo para a sua transformação ágil.
Você vai aprender exatamente o que você precisa para adotar a agilidade na sua equipe de Marketing, de acordo com as suas situações de trabalho. Vamos te mostrar como customizar a Gestão Ágil para o contexto de Marketing e para a área de serviços.
As empresas de Marketing vivem o desafio de adaptar as suas estratégias e ações de Marketing com grande velocidade para acompanhar as mudanças nos comportamentos dos consumidores, nas priorizações dos clientes, nos modelos de negócio e as contínuas inovações tecnológicas.
É preciso construir planejamentos adaptativos e estruturas de trabalho que permitam a realização de demandas de forma responsiva e otimizada. A Gestão Ágil propõe um modelo operacional que aumenta as suas chances de sucesso e de alto desempenho no cenário contemporâneo.
É a nova forma de fazer Marketing na Era do Conhecimento. É o Marketing redesenhado para responder às novas exigências do mercado no século XXI.
Além de impulsionar o desempenho operacional, a gestão ágil melhora a satisfação do cliente, combinando dinamismo com equilíbrio e inovação com disciplina operacional. As equipes conseguem estimar melhor prazos de entrega e aumentar a capacidade de priorização. Elas se tornam menos reativas e mais responsivas diante das demandas.
A formação Professional Agile Marketing vai te ensinar técnicas, processos, ferramentas e estruturas de trabalho para inovar, planejar e executar estratégias e ações de Marketing com mais flexibilidade e assertividade, de forma sustentável.
Vamos te guiar no seu processo de transformação ágil, independentemente do estágio em que você se encontra em sua evolução na maturidade ágil.
Além disso, você terá a oportunidade de se conectar a outros profissionais de Marketing que adotam a agilidade em diferentes segmentos e realidades para trocar experiências, aprender novas soluções, descobrir novos caminhos possíveis para desafios em comum e construir networking.
Ao concluir nosso curso de Agile Marketing você será capaz de:
- Compreender os valores e princípios do Agile Marketing.
- Implementar o Agile Marketing em sua equipe ou organização para aumentar a eficiência e eficácia dos trabalhos e a colaboração em seu time.
- Gerenciar projetos de Marketing de forma ágil e otimizada.
- Desenvolver a capacidade de responder rapidamente às mudanças do mercado, de tecnologias e de priorizações do cliente.
- Ter uma equipe de Marketing mais produtiva e auto gerenciada.
- Aumentar a eficácia de suas campanhas de Marketing.
- Focar em entregas que tragam resultados impactantes para o seu cliente.
- Alcançar melhores resultados com menos esforço e menos desperdício.
- Uma equipe com maior capacidade de resposta às mudanças do mercado.
- Maior capacidade de priorização de demandas.
- Melhor distribuição de tarefas em sua equipe.
- Melhor assertividade na estimativa de prazos.
O programa completo de formação totaliza 40 horas, com certificados distintos, sendo:
- 16 horas de conteúdo conceitual em aulas gravadas e exame de proficiência | PAM Accredited (acesso imediado após a matrícula)
- 14 horas de atividades práticas em aulas ao vivo | PAM Practitioner
- 10 horas de aplicação prática – atividades comprovadas em Agile Marketing utilizando as ferramentas do curso | PAM Expert
A trilha de formação:
A trilha Agile Marketing é constituída de três formações que buscam aplicar a filosofia, a cultura e as práticas de gestão Lean-Agile às especificidades do Marketing. Os treinamentos Accredited, Practitioner e Expert seguem uma linha evolutiva de desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que preparam os profissionais de Marketing para aplicarem os valores, princípios, ferramentas, abordagens, práticas e métodos ágeis no seu dia a dia.
Busca-se desenvolver o pensamento crítico dos profissionais para que a agilidade vá além de métodos e frameworks e possa ser vivenciada em práticas cotidianas determinantes do Marketing, de forma adaptada ao contexto e à realidade da equipe e da organização.
A trilha Agile Marketing aplica o modelo ágil de gerenciamento de projetos à área de serviços e busca capacitar profissionais de Comunicação e Marketing, equipes e organizações desses segmentos a empregaram a agilidade no desenvolvimento de estratégias, projetos e produtos para marcas, personalidades, instituições e negócios.
O conteúdo dos cursos aborda novas formas de se realizar as rotinas operacionais e os processos de trabalho no Marketing, a partir de métodos e frameworks como Scrum, Kanban e Lean Startup. O intuito é preparar profissionais para promover a agilidade em pequenas equipes, em agências ou em grandes organizações de Marketing, maximizando o tempo de resposta e promovendo a rápida adaptação aos mais diferentes cenários para garantir a satisfação dos clientes.
A implementação da gestão ágil no Marketing tem o objetivo de alcançar resultados exponenciais em menos tempo e reposicionar as equipes e empresas de marketing no mercado de forma mais ágil e competitiva.
Ementa do curso:
PAM ACCREDITED – 1 Estrela
Formação que traz a base conceitual indispensável para o desenvolvimento do Agile Marketing. O PAM-ACCREDITED fornece os conhecimentos essenciais sobre a aplicação da agilidade no Marketing.
O certificado de PAM – ACCREDITED é concedido após a realização do curso na modalidade on-line, por meio de aulas gravadas, com carga horária de 16 horas e a submissão a um exame de proficiência. O material do treinamento inclui videoaulas, estudos de caso, exercícios e materiais complementares. Ao final das aulas, o aluno deverá realizar uma prova de avaliação de seu conhecimento.
- Modalidade da prova: on-line
- Quantidade de questões: 80
- Aproveitamento necessário: 75%
- Tempo para realização do exame: 120 minutos
- Idioma: Português
Conteúdo Programático:
APRESENTAÇÃO DA TRILHA PAM
1 – CONTEXTUALIZAÇÃO
Expectativa X Realidade
A gestão do trabalho nas diferentes eras
A Era do Conhecimento
Novos modelos de negócio
Mundo Vuca, Mundo Bani
Os profissionais de marketing no contexto do novo mercado
Por que o marketing deve adotar uma gestão ágil?
2 – BASES DA CULTURA LEAN-AGILE
A filosofia Lean
Manifesto Ágil para desenvolvimento de Software
Valores e princípios do modelo ágil
Modern Agile e agilidade para além da TI
Comportamentos ágeis
A mentalidade ágil
Compreendendo a agilidade
3. AGILE MARKETING: CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Agile Marketing Manifesto
Valores do Agile Marketing
Princípios do Agile Marketing
Benefícios do Agile Marketing
Desafios do Agile Marketing
Quando usar a agilidade no Marketing?
Por que os métodos ágeis de desenvolvimento de software precisam ser adaptados para dar certo no Marketing?
4. LEAN STARTUP E O PROCESSO DE INOVAÇÃO NO MARKETING
As startups e o Marketing
O método Lean Startup
O processo de inovação no método Lean Startup
A lógica do método Lean Startup
MVP de Marketing
Canvas MVP Agile Marketing
5. MARKETING EM ITERAÇÕES
Projetos Tradicionais
Projetos Ágeis
Projetos Tradicionais X Projetos Ágeis
Triângulo de Ferro aplicado ao Marketing
O que é Scrum?
Por que usar o Scrum?
Os pilares do Scrum
O framework Scrum
Papéis e responsabilidades do Scrum
Eventos do Scrum
Artefatos do Scrum
Contribuições do Scrum para o Marketing
Aplicando o Scrum no Marketing
DoR e DoD aplicados ao Marketing
6. MARKETING EM FLUXO CONTÍNUO
Por que fazer uma gestão visual?
Gestão Visual de Projetos
O método Kanban
Origem do método Kanban
Sistema Kanban de gestão
Princípios do Kanban
Práticas do Kanban
Sistema puxado no Kanban
Cadências do Kanban
Limite de WIP
Statik
Kanban aplicado ao Marketing
Scrum ou Kanban: qual escolher?
7. OS PILARES DA MUDANÇA PARA O AGILE MARKETING
A Pirâmide da Mudança para o Agile Marketing
Mudança no processo de trabalho
Mudança no perfil do profissional
Mudança na lógica do Marketing
8. O PASSO A PASSO PARA A ADOÇÃO DO AGILE MARKETING
Etapas da virada para o Agile Marketing
Alinhamento
Construção do framework
Treinamento das equipes
Virada para o modelo ágil
Kaizen
Agile Marketing em pequenas equipes
Agile Marketing em grandes equipes
Agile Marketing em agências e empresas de Marketing
9. FERRAMENTAS E MÉTRICAS ÁGEIS NO MARKETING
Ferramentas digitais para controle de processos ágeis.
Métricas ágeis
Burndown
Velocity
Throughput
Lead Time
Cycle time
CFD
10. EVOLUÇÃO DE PESSOAS E EQUIPES EM AGILE MARKETING
Formação de times ágeis
Evolução de indivíduos e times
ENCERRAMENTO
Teste de Proficiência
* O exame de acreditação faz parte da formação (já está incluso).
PAM PRACTITIONER – 2 Estrelas
Formação avançada em Agile Marketing focada no desenvolvimento de práticas ágeis na rotina operacional do Marketing. Envolve diversas ferramentas, técnicas, abordagens e métodos ágeis para o desenvolvimento individual, de equipes e organizações. É constituída de quatro encontros ao vivo de três horas e meia cada um, totalizando 14 horas de duração. É fundamentada na Pirâmide do Agile Marketing, metodologia exclusiva, desenvolvida por Melissa Ribeiro, que enfoca a mudança do marketing tradicional para o marketing ágil.
Conteúdo Programático:
MÓDULO 1: O CAMINHO ESTRATÉGICO PARA O AGILE MARKETING
Workshop Agile Marketing
Estudo de caso
Agile Marketing Mindset
Princípios do Agile Marketing
Pirâmide da Mudança para o Agile Marketing
8 Desperdícios Lean aplicados ao Marketing
Futurospectiva
Radar de Influência
MÓDULO 2: A VIRADA PARA O AGILE MARKETING
Workshop Change to Agile Marketing
OKR Canvas
Choice of Method
Golden Circle do Agile Marketing
Agile Marketing Change Canvas
MÓDULO 3: ADOTANDO O AGILE MARKETING EM ITERAÇÕES
Estudo de caso e processos simulados
MÓDULO 4: ADOTANDO O AGILE MARKETING EM FLUXO CONTÍNUO
Estudo de caso e processos simulados
MÓDULO 5: MÉTRICAS ÁGEIS E FERRAMENTAS PARA EVOLUÇÃO
Workshop de Métricas Ágeis
Análise de Métricas ágeis
Ferramentas para evolução do Agile Marketing
A inscrição na formação PAM-PRACTITIONER confere o seu acesso ao PAM-Accredited, PAM-Practitioner e PAM-Expert. Cumprindo todos os requisitos de cada formação você poderá receber três certificados em Agile Marketing, atestando a sua formação completa na trilha.
PAM – Professional Agile Marketing Certified
- RESUMO: 40 horas de formação, sendo:
- 16 horas de aulas conceituais on-line
- 14 horas de aulas práticas ao vivo
- 10 horas de aplicação prática comprovada
3 certificados: Accredited + Practitioner + Expert
PAM EXPERT- 3 Estrelas
Para receber o certificado de PAM-Expert é preciso ter recebido os certificados em PAM-Accredited e PAM-Practitioner, além de comprovar a atuação prática em Agile Marketing em equipes reais, por meio da utilização de ferramentas propostas pelo PAM-Practitioner em um estudo de caso e o preenchimento de relatório próprio. O relatório inclui:
- Contextualização do estudo de caso.
- Processo de adoção do Agile Marketing.
- Ferramentas escolhidas.
- Anexar fotos ou prints da execução das ferramentas.
- Anexar fotos ou prints dos artefatos (ferramentas utilizadas)
- Informar o tempo dedicado para a execução das atividades.
- Resultados alcançados.
- Publicar um artigo no Linkedin.
Regras Gerais para receber a certificação PAM-Expert:
- Indispensável utilizar ferramentas disponibilizadas no PAM-Practitioner e relatar a aplicação prática em caso real;
- Indispensável comprovar 10 horas ou mais de atividades em Agile Marketing;
- Indispensável apresentar seu certificado PAM-Accredited e PAM-Practitioner;
- Indispensável produzir e publicar no LinkedIn um mini-artigo contando e compartilhando sua experiência com o case aplicado.
- O prazo para solicitação do seu certificado PAM-Expert é de 12 meses a partir da data de emissão do seu certificado PAM-Practitioner;
- Não há custos para emissão do Certificado PAM-Expert;
Próxima turma: garanta a sua vaga!
CERTIFICADOS DA TRILHA PAM – PROFESSIONAL AGILE MARKETING CERTIFIED
- Para receber o certificado do PAM-Accredited será necessário realizar o exame de proficiência, atestando o domínio do conteúdo. O conteúdo do PAM-Accredited é disponibilizado imediatamente após a inscrição do aluno na plataforma EAD.
- Para receber o certificado do PAM-Practitioner o aluno deverá obter 75% de participação nas aulas ao vivo.
- Para receber o certificado de PAM-Expert o aluno deverá apresentar os certificados de PAM-ACCREDITED e PAM-PRACTITIONER, além de comprovar aplicação prática do conteúdo dos cursos anteriores, utilizando ferramentas trabalhadas na trilha de formação e entrega de relatório próprio.